terça-feira, 29 de abril de 2014

Poema: Canto do Coração


Poema "Canto do Coração" (para A.)


Desde há uns dias atrás que um pássaro de cantar sentido e doce
Vem todas as noites à minha janela encantar-me com um sublime chilrear
Será uma suave melodia da boa nova? Será o pássaro dos bons-ventos?
Que pássaro será este? De onde vem? Ao que vem?
Que quererá ele da minha janela? Será pela minha luz?
Que quererá ele de mim? Trará ele notícias do meu amor?
Será um anjo? O meu anjo? Anjo selvagem? Ou só um selvagem?
Escreverá sobre o tempo? Inventou ele uma canção só para mim?
Será que está a apurá-la para me impressionar mais ainda?
Será um ensaio ou a versão final? Será a canção só para mim?
Onde estará ele nas outras horas? A compor para mim?
Serei a sua musa encantada? A sua sereia com pernas?
Gostará ele dos meus cabelos esvoaçantes de ave-do-paraíso?
Saberá ele que a sua melodia é a única que escuto?
Virá ele adormecer-me? Virá ele pôr-me a filosofar? Ou a poetar?
Será que ele quer que eu o pinte? Quererá ele um retrato abstracto?
Será uma mania de um pássaro louco? Saberá ele que sou selvagem?
Será uma fixação em mim? Será um pássaro passarengo?
Poderá ele estar a vigiar e a proteger a minha janela?
Será que só agora ele descobriu que eu falo a língua dos pássaros?
Quererá ele que eu lhe cante também?
Será um ritual noctívago? Será que caiu nele? Será uma negaça?
Estará ele a pedir-me comida? Será carnívoro?
Saberá ele que eu já corri com todas as moscas e melgas?
Será que ele me vem agradecer? Será por eu também ter asas?
Será por eu também ser pássaro? Será por ele gostar de olhos verdes?
Ou será apenas um pássaro que se perdeu do bando? Quererá ele uma bússola?
Saberá ele que quando canta está no bom caminho?
Estará ele a deleitar-se a exibir a voz de pássaro?
Terá ele roubado o cantar a outro pássaro? Terá vindo da Floresta Negra?
Será ele um pássaro fenomenólogo da poesia e do canto?
Será que ele lê e se inspira em Virginia Woolf? Ou será Fernando Pessoa?
Será que de noite o meu amor se transforma em pássaro?
Só para me vir cantar e ver-me aflorar à janela?
Gostará ele de flores? Saberá ele que eu sou uma flor?
Gostará ele de orquídeas ou de verbena? Ou de rosmaninho e jasmim?
Saberá o pássaro que já antes de me aparecer à janela eu ouvia a sua música?
Será o pássaro a ganhar coragem para me declarar o seu amor?
Será que eu sou a sua estrela guia? Saberá ele que eu sou uma estrela?
Será que o pássaro se chama 'canção de embalar'?
Será uma espécie em extinção? Será que ele me quer levar?
Será que o seu canto é de medo? Ou de coragem?
Será que o pássaro finalmente me encontrou?

Saberá ele que mesmo em silêncio eu ouço o seu cantar?

Será que o pássaro já percebeu que só gosta de me dar música a mim?
Terá o pássaro percebido que eu sou a sua canção? E que me canta só a mim?

Saberá ele que sou a sua doce canção, o seu cantar e o encanto do canto que cai em mim?
Afinal o pássaro fenomenólogo é mesmo o meu Amor
E finalmente chegou sem medos para dar música ao meu coração.


Helena Simões da Costa ©

Sem comentários:

Enviar um comentário